O Salão Internacional do Automóvel (IAA) Transportation 2024 é um dos principais eventos de veículos comerciais do mundo. Em Hannover, na Alemanha, as marcas aproveitaram para exibir suas soluções para o transporte de carga com zero emissão.
Uma das novidades vem do próprio país, com a Mercedes-Benz. A montadora revelou o eActros 600, um modelo 100% elétrico. O número vem da potência de 600 kW.
Leia mais
Nova Ford Ranger híbrida plug-in percorre 45 km sem gastar combustível
Veja como identificar se o pneu do seu carro está vencido
Radar Doppler: equipamento flagra infrações a 100 metros de distância; veja como
A autonomia do caminhão é de 500 quilômetros e a recarga de 20% a 80% pode ser realizada em apenas 30 minutos. A fabricante ainda garante uma bateria com vida útil de 1.200.000 km. A capacidade de carga é de 40 toneladas.
“O consumo de energia pode ser reduzido em até 50% em comparação com veículos movidos a diesel”, garante a Mercedes.
A DAF, uma empresa holandesa, também aproveitou a IAA para exibir suas novidades. A fabricante tem uma gama de veículos elétricos com emissão zero para aplicações urbanas, regionais e de longa distância.
Os novos DAF XD e DAF XF elétricos • Divulgação
O alcance de zero emissão pode chegar a 500 quilômetros, com as baterias de lítio, ferro, fosfato (LFP).
O novo Iveco S-eWay Rigid para serviço pesado também fez sua estreia internacional. O modelo tem emissão zero para atender a todos os requisitos urbanos e regionais.
O S-eWay tem um alcance de até 400 km e potência de até 490 kW. É possível escolher versões 4×2 ou 6×2, com diferentes tipos de suspensão, cabine e distância entre-eixos. A capacidade de reboque é de até 44 toneladas.
Iveco S-eWay Rigid tem potência de até 490 kW • Divulgação
Apesar dos desafios em eletrificar o setor de cargas, as montadoras estão otimistas sobre as perspectivas de longo prazo. Os avanços tecnológicos são os principais impulsionadores do crescimento futuro.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Caminhões elétricos avançam na autonomia; confira novidades no site CNN Brasil.
Deixe um comentário