Candidato a vereador que fez alistamento eleitoral falso é alvo da PF

A Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação para desarticular uma organização criminosa voltada para cooptar pessoas para alistamento eleitoral ou mudança de domicílio eleitoral do município de Santa Cruz para Itaguaí, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, na manhã desta quinta-feira (3).

Policiais federais cumprem seis mandados de busca e apreensão. A Justiça também determinou o sequestro de bens e valores incompatíveis com a renda do investigado.

Um candidato a vereador é alvo, mas o nome dele ainda não foi divulgado.

A investigação, iniciada a pedido do Ministério Público Eleitoral, revelou que o candidato e seus cabos eleitorais forneciam comprovantes de residência falsos para os possíveis eleitores.

Leia também:  Dois a cada três brasileiros deixam de negociar imóveis pelo preço, diz Datafolha

Eles prometiam vantagem econômica em troca de votos, para que estes se alistassem ou alterassem seu domicílio eleitoral para a cidade de Itaguaí (RJ). Dessa forma, o o candidato ganharia mais votos no próximo domingo (6), dia das eleições.

Leia Mais

Bombeiro é expulso da corporação por furto de extintor de incêndio em PE

Miliciano ligado a Ronnie Lessa é alvo de operação no Rio de Janeiro

Animais vítimas de incêndios florestais começam a voltar à natureza em SP

Durante as investigações, a PF diz que apurou-se que alguns dos investigados, alvos dos mandados judiciais de hoje, foram flagrados no cartório do Juízo da 105ª Zona eleitoral – Itaguaí – pagando multas eleitorais de eleitores cooptados.

Leia também:  Startup brasileira de saúde recebe aporte de Mark Zuckerberg

Além do crime de organização criminosa, os investigados poderão responder pelo crime de inscrição fraudulenta, com uso de documento falso, por oferecer vantagem ilícita em troca de voto e por corrupção de menores, .

Este último delito porque muitas das pessoas levadas à sessão eleitoral para a inscrição ou alteração do domicílio eleitoral eram menores de idade.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Candidato a vereador que fez alistamento eleitoral falso é alvo da PF no site CNN Brasil.


Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *