Usar a inteligência artificial para editar selfies ou buscar receitas é só o começo. Sarah Hoffman, VP de pesquisa de IA e aprendizado de máquina na Fidelity Investments, acredita que essas ferramentas podem fazer muito mais. Durante o Fast Company Innovation Festival 2023, ela destacou o ChatGPT, da OpenAI, como um aliado poderoso no ambiente de trabalho.
E ela tem razão. Dominar ferramentas de IA pode transformar a maneira de trabalhar e tornar qualquer profissional mais eficiente, criativo e bem-informado. Veja como.
3 truques de IA que vão salvar sua carreira
Acelerando processos
Imagine ter que criar uma apresentação do zero – incluindo as horas gastas pensando na estrutura, organizando ideias e revisando tudo. Agora, pense no ChatGPT fazendo esse trabalho em segundos. Seu papel passa a ser apenas revisar e refinar. Essa é a mágica da IA: acelerar processos, evitando o temido bloqueio criativo.
Mas atenção: a tecnologia não é infalível. Em um estudo recente da Purdue University, o ChatGPT errou em 52% das respostas sobre engenharia de software. Revisar o conteúdo gerado é essencial, pois a IA, por vezes, inventa informações. “Você precisa de um ser humano, porque essa tecnologia pode inventar coisas”, disse Hoffman.
Criatividade sem limites
Hoffman também vê no ChatGPT um parceiro de brainstorming – ou seja: ter ideias criativas por você. Ele pode não acertar sempre, mas para gerar ideias isso não é um problema. No brainstorming, o que importa é ter um ponto de partida. E a IA pode trazer sugestões que ativam a criatividade.
“Não me importo se ele inventar algo enquanto estou fazendo um brainstorming”, disse Hoffman. “Não estou usando isso como uma ferramenta de pesquisa”, ponderou.
Perguntar sem medo
Fazer perguntas pode ser desconfortável. Em muitos ambientes, as pessoas evitam questionar por medo de julgamento. Mas a IA elimina essa barreira. Se uma dúvida persiste, basta perguntar ao ChatGPT: “Explique como se eu estivesse na quarta série”, ou “Faça uma analogia simples”. E ele responde, sem hesitação, sem julgamento.
Isso porque a IA não se ofende com perguntas repetidas. Não importa quantas vezes você precise de explicações, ela estará lá para ajudar. Hoffman destaca isso como um ponto poderoso: ao contrário de interações humanas, a IA não julga.
Leve seu conhecimento em IA para outro nível
Nesse novo cenário, a inteligência artificial não é apenas uma ferramenta, mas um aliado estratégico para quem deseja progredir profissionalmente. A diferença entre usar IA para simples tarefas e explorá-la como catalisador de novas formas de trabalhar pode ser o que separa o profissional comum daquele que realmente se destaca.
De olho em quem deseja ingressar nesse mercado, a Faculdade EXAME apresenta uma aula gratuita sobre inteligência artificial.
Ministrada por um dos grandes especialistas brasileiros no assunto, Miguel Lannes Fernandes, a aula ensina as ferramentas de IA mais importantes para quem deseja ser mais produtivo no trabalho, fazer entregas com assertividade e velocidade e organizar as demandas para otimizar o rendimento profissional.
Para Miguel, essa é uma chance imperdível para sair na frente da concorrência e se destacar no mercado. “Profissionais que usam inteligência artificial vão ser mais produtivos do que aqueles que não usam”, explica ele, que também é coordenador do MBA em Inteligência Artificial para Negócios da Faculdade EXAME, instituição nota 5 no MEC.
“Estamos vivendo um momento oportuno, porque as primeiras pessoas que se tornarem pioneiras nas suas áreas usando IA vão se destacar. Mas, em breve, deixará de ser uma novidade. Em pouco tempo, todos estarão usando”, diz ele.
Mas é preciso correr. As inscrições já estão abertas e as vagas serão ofertadas por tempo limitado. Para garantir uma vaga, basta clicar aqui ou no botão abaixo.
EU QUERO ASSISTIR AULA GRATUITA SOBRE FERRAMENTAS DE IA
*Este conteúdo é apresentado por Faculdade EXAME
Deixe um comentário