Irã dá indícios sobre como responderá a ataques de Israel a seus representantes

Israel está intensificando os ataques contra representantes apoiados pelo Irã em várias frentes, com “uma operação terrestre limitada” em sua fronteira norte com o Líbano visando o Hezbollah, e ataques de longa distância contra militantes Houthi dentro do Iêmen, enquanto os temores de um conflito regional devastador aumentam.

Junto com o Hamas, que atacou Israel em 7 de outubro, o Hezbollah e o movimento Houthi fazem parte do “Eixo da Resistência” do Irã, uma aliança de milícias islâmicas que abrange o Iraque, a Síria, o Líbano, Gaza e o Iêmen.

O Hezbollah e os Houthis lançaram ataques regulares contra Israel no ano passado e prometeram continuar lutando até que a guerra em Gaza termine.

Leia também:  O “grande risco” para o mercado em um eventual governo Trump, segundo Paulo Miguel, da Julius Baer

Leia Mais

Entenda a escalada do conflito entre o Hezbollah e Israel

Análise: EUA assistem impotentes à expansão da guerra de Israel

Operação terrestre de Israel no Líbano envolve paraquedistas, batalhões e blindados

 

Na segunda-feira (30), o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu mirou publicamente o Irã, enquanto sua longa guerra sombria é empurrada para o aberto.

Em um discurso televisionado, ele disse ao povo iraniano que “Israel está com vocês”, dirigindo-se diretamente a eles “sem filtros, sem intermediários”, e repetiu seu apelo aos iranianos para rejeitarem seu governo.

Netanyahu também repetiu seu aviso de que “não há lugar no Oriente Médio que Israel não possa alcançar”.

Leia também:  Investidores do Zodíaco: O curioso caso de quem usa astrologia na bolsa

Um alto funcionário dos EUA disse anteriormente à CNN que os EUA acreditam que o Irã intervirá no conflito se julgarem que estão prestes a “perder” o Hezbollah. Os efeitos combinados das operações de Israel contra o Hezbollah já haviam tirado centenas de combatentes do campo de batalha, de acordo com esse funcionário e outra pessoa familiarizada com a inteligência.

No mesmo ataque que assassinou o chefe do Hezbollah, Hassan Nasrallah, um membro sênior da poderosa Guarda Revolucionária Islâmica do Irã, também foi morto.

Em resposta, o Líder Supremo do Irã, Ali Khamenei, alertou que Israel enfrentará “golpes esmagadores” por vir.

Leia também:  Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio estimado em R$ 14,5 milhões

Este conteúdo foi originalmente publicado em Irã dá indícios sobre como responderá a ataques de Israel a seus representantes no site CNN Brasil.


Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *