Irã lança o segundo satélite neste ano ao espaço, segundo mídia estatal

O Irã lançou um satélite de pesquisa em órbita com um foguete construído pela Guarda Revolucionária, informou a mídia estatal.

O lançamento vem quando os Estados Unidos e países europeus acusam o Irã de transferir mísseis balísticos para a Rússia que provavelmente seriam usados em sua guerra com a Ucrânia dentro de semanas. O Irã negou isso.

O satélite Chamran-1, que foi lançado no espaço pela portadora de satélites Qaem-100, foi colocado numa órbita de 550 quilômetros e os seus primeiros sinais foram recebidos, a mídia disse, acrescentando que o transportador de combustível sólido foi projetado e construído pela Força Aeroespacial dos Guardas da Revolução.

Leia também:  Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

A missão principal do satélite, que pesa 60 kg (132 libras), “é testar sistemas de hardware e software para demonstrar tecnologia de manobras orbitais em altura e fase”, segundo a mídia estatal.

Ucrânia afirma que Rússia lançou mais de 8 mil drones feitos pelo Irã

Rússia e Ucrânia trocam 206 prisioneiros de guerra

Biden: falas de Trump sobre imigrantes haitianos são “erradas” e “precisam parar”

Em janeiro, a mídia iraniana informou que o satélite Sorayya foi lançado em uma órbita de 750 km, a mais alta do país até agora.

Os militares dos EUA alegam que a tecnologia balística de longo alcance usada para colocar satélites em órbita também poderia permitir que Teerã lançasse armas de longo alcance, possivelmente incluindo ogivas nucleares.

Leia também:  Trump se reúne com Zelensky e defende um ‘acordo justo para todos’ para encerrar guerra entre Rússia e Ucrânia

Teerã nega que suas atividades de satélite sejam uma cobertura para o desenvolvimento de mísseis balísticos e diz que nunca buscou o desenvolvimento de armas nucleares.

A outra missão do Chamran-1 era “avaliar o subsistema de propulsão a gás frio nos sistemas espaciais e o desempenho dos subsistemas de navegação e controle de atitude”, informou a mídia estatal.

O Irã, que tem um dos maiores programas de mísseis no Oriente Médio, sofreu vários lançamentos de satélites fracassados nos últimos anos devido a problemas técnicos.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Irã lança o segundo satélite neste ano ao espaço, segundo mídia estatal no site CNN Brasil.

Leia também:  Câmara aprova urgência de PL de pacote de gastos com gatilhos para arcabouço e bloqueio de emendas

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *