O senador Jorge Seif (PL-SC) está apostando na entrada do filho mais velho para consolidar a família na carreira política.
A exemplo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ele colocou o primogênito Jorginho Seif (PL), estudante de Direito, de 21 anos, para tentar uma vaga de vereador em Itapema (SC).
Em 2022, quando se elegeu senador com o apoio de Bolsonaro, Seif teve 57,78% dos votos na cidade. No município, o ex-presidente foi o mais votado no primeiro turno, com 76,32% do apoio dos eleitores que foram às urnas.
Leia Mais
Entorno de Bolsonaro aposta em Pablo Marçal no segundo turno
Número de candidatas a prefeita nos 3 maiores colégios do país não avança no século 21
Candidato pode desistir de disputar a eleição? Confira o que diz a lei
Mil votos para virar vereador
Itapema tem 76 mil habitantes e 13 vagas para a Câmara Municipal. Para conquistar uma delas, Jorginho precisa de cerca de mil votos.
A popularidade do pai e o aval de Bolsonaro pesam a favor do novato.
O ex-presidente foi consultado pelo senador sobre a candidatura do filho, e incentivou a empreitada, usando como exemplo os próprios filhos – introduzidos desde novos na política. O filho homem mais novo de Bolsonaro, Jair Renan Bolsonaro, é candidato em Balneário Camboriú, cidade vizinha.
Mesmo nome
Além da herança política, Jorginho Seif carrega o mesmo nome do pai – assim como Jair Renan Bolsonaro, que decidiu usar “Jair Bolsonaro” nas urnas. Os dois também contam com o apoio do governador do estado, Jorginho Mello (PL-SC).
Tanto apoio tem provocado ciúmes em outros candidatos do PL em Santa Catarina. Fontes ligadas ao partido relataram à CNN que há reclamações porque Bolsonaro gravou vídeo pedindo votos para Jorginho – o que não fez para outros nomes da sigla que concorrem ao mesmo cargo.
“Nós estamos investindo na juventude”, disse Bolsonaro, ao lado de Jorginho. Até a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro posou com Seif.
Proximidade
Apesar do ciúme, o gesto de Bolsonaro não surpreende, já que ele mantém uma relação próxima à família Seif desde 2019, quando o agora senador foi convidado para ser secretário nacional de Pesca e Aquicultura.
Seif era visto constantemente ao lado de Bolsonaro em lives nas redes sociais, e, como senador, chegou a acomodar Jair Renan como assessor em seu gabinete.
Uma viagem do ex-presidente ao estado de Santa Catarina para apoiar candidaturas do partido está prevista para a próxima semana. Bolsonaro vai priorizar atos de campanha com o “04”, e reforçar o apoio ao filho de seu ex-secretário.
Eleitor precisa entregar celular ao mesário antes de votar?
Este conteúdo foi originalmente publicado em Senador bolsonarista repete ex-presidente, lança filho candidato e gera ciúmes no PL no site CNN Brasil.
Deixe um comentário