Superando as expectativas do cliente

HABILIDADES ESSENCIAIS DO PROFISSIONAL DE ATENDIMENTO

Quem busca, em qualquer lugar, alguém que o atenda tem a esperança de que ocorram ao menos três coisas:

  • Ser atendido.
  • Sentir-se acolhido.
  • Ver sua necessidade resolvida.

Para que isso ocorra, o profissional de atendimento precisa reunir as seguintes habilidades:

1. DESENVOLVER A CONFIANÇA E A FIDELIDADE DOS CLIENTES

Atender às necessidades dos clientes progressivamente e fazer o que é mais sensato para preservar os interesses desses.

2. COLOCAR-SE NO LUGAR DOS CLIENTES

Demonstrar sensibilidade em relação aos problemas dos clientes; preocupar-se genuinamente com os mesmos, demonstrando respeito e reconhecendo os diversos tipos de personalidade de forma a agir adequadamente.

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3. PRESTAR ATENÇÃO

Não apenas ouvir os clientes, mas esforçar-se para entender o real significado do que dizem.

4. DEMONSTRAR MOTIVAÇÃO PESSOAL

Ser atencioso, otimista e prestativo. Mostrar interesse no autodesenvolvimento, ser confiante e independente no trabalho.

5. DOMINAR A TENSÃO

Ser organizado, calmo e construtivo. Demonstrar tolerância e paciência e controlar as emoções.

6. TRABALHAR BEM EM EQUIPE

Cooperar com os outros colegas e manter relacionamentos positivos e produtivos com outros grupos de funcionários, sendo estes do mesmo grupo ou de diferentes áreas da empresa.

7. MANTER O PROFISSIONALISMO

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Apresentar-se bem, o que inclui boa aparência e zelo na forma de se apresentar e vestir, bem como manter uma atitude profissional para com o cliente.

8. RESOLVER PROBLEMAS

Ser capaz de resolver uma gama variada de problemas dos clientes, coletando e analisando informações para discutir soluções e chegar a mais adequada delas.

9. APLICAR CONHECIMENTOS E HABILIDADES TÉCNICAS

Saber usar equipamentos de tecnologia de ponta, ferramentas e quaisquer outros recursos disponíveis que facilitem a oferta de um serviço mais rápido e eficaz.

10. ORGANIZAR AS ATIVIDADES DE TRABALHO

Ter um método eficiente e ordenado de cumprir as tarefas, o que inclui a decisão sobre prioridades e a solução simultânea de vários problemas.

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