HABILIDADES ESSENCIAIS DO PROFISSIONAL DE ATENDIMENTO
Quem busca, em qualquer lugar, alguém que o atenda tem a esperança de que ocorram ao menos três coisas:
- Ser atendido.
- Sentir-se acolhido.
- Ver sua necessidade resolvida.
Para que isso ocorra, o profissional de atendimento precisa reunir as seguintes habilidades:
1. DESENVOLVER A CONFIANÇA E A FIDELIDADE DOS CLIENTES
Atender às necessidades dos clientes progressivamente e fazer o que é mais sensato para preservar os interesses desses.
2. COLOCAR-SE NO LUGAR DOS CLIENTES
Demonstrar sensibilidade em relação aos problemas dos clientes; preocupar-se genuinamente com os mesmos, demonstrando respeito e reconhecendo os diversos tipos de personalidade de forma a agir adequadamente.
3. PRESTAR ATENÇÃO
Não apenas ouvir os clientes, mas esforçar-se para entender o real significado do que dizem.
4. DEMONSTRAR MOTIVAÇÃO PESSOAL
Ser atencioso, otimista e prestativo. Mostrar interesse no autodesenvolvimento, ser confiante e independente no trabalho.
5. DOMINAR A TENSÃO
Ser organizado, calmo e construtivo. Demonstrar tolerância e paciência e controlar as emoções.
6. TRABALHAR BEM EM EQUIPE
Cooperar com os outros colegas e manter relacionamentos positivos e produtivos com outros grupos de funcionários, sendo estes do mesmo grupo ou de diferentes áreas da empresa.
7. MANTER O PROFISSIONALISMO
Apresentar-se bem, o que inclui boa aparência e zelo na forma de se apresentar e vestir, bem como manter uma atitude profissional para com o cliente.
8. RESOLVER PROBLEMAS
Ser capaz de resolver uma gama variada de problemas dos clientes, coletando e analisando informações para discutir soluções e chegar a mais adequada delas.
9. APLICAR CONHECIMENTOS E HABILIDADES TÉCNICAS
Saber usar equipamentos de tecnologia de ponta, ferramentas e quaisquer outros recursos disponíveis que facilitem a oferta de um serviço mais rápido e eficaz.
10. ORGANIZAR AS ATIVIDADES DE TRABALHO
Ter um método eficiente e ordenado de cumprir as tarefas, o que inclui a decisão sobre prioridades e a solução simultânea de vários problemas.
Deixe um comentário