O diretor-executivo para as Américas da Eurasia, Christopher Garman, analisou a corrida eleitoral nos Estados Unidos durante sua participação no programa WW da CNN Brasil. Segundo o especialista, o ex-presidente e candidato republicano à Presidência dos EUA, Donald Trump, “precisa de disciplina em seus temas fortes” para ter chances de vitória.
Garman destacou que, apesar de algumas controvérsias recentes, Trump tem vantagem em temas como imigração. “Quando a gente pensa num debate como esse, eu acho que talvez as ferramentas que o Trump tem utilizado nesse caso específico extrapolaram, mas pelo menos está num tema que é vantajoso para ele, que é a imigração”, afirmou o analista.
Trump diz que imigrantes ilegais estão comendo cães e gatos em cidades nos EUA
Pequenas vantagens podem ser decisivas na eleição americana, diz especialista
Kamala critica “proibições de aborto de Trump” durante Debate da ABC
Foco na economia e custo de vida
O especialista enfatizou a importância de Trump se concentrar em questões econômicas: “No fundo, os preços estão mais elevados, o custo de vida está alto, e se fizer a pergunta ‘Você está melhor hoje ou quando você não era presidente?’”. Garman comparou essa estratégia à utilizada por Ronald Reagan contra Jimmy Carter no final da década de 1970.
Segundo o analista, Trump tem uma vantagem significativa nos estados do “cinturão da ferrugem”, como Pensilvânia e Michigan, onde a renda real ainda não se recuperou aos níveis pré-Covid. Nesses estados, temas como custo de vida e economia são mais relevantes para os eleitores, especialmente os independentes, que tendem a favorecer Trump.
Importância da campanha
Garman ressaltou que a campanha eleitoral será crucial para determinar o resultado. “É por isso que isso é uma eleição onde a campanha vai fazer muita diferença. Você tem que focar nesses temas bem”, explicou. O analista advertiu que se a campanha de Trump permanecer “desnorteada”, os democratas poderão se sobressair.
No entanto, Garman prevê que “alguma versão de voltar aos eixos deve ocorrer nesses próximos meses” na campanha republicana. Essa mudança de estratégia poderia ser determinante para as chances de Trump nas eleições presidenciais de 2024.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Trump precisa de disciplina em seus temas fortes, diz especialista no site CNN Brasil.
Deixe um comentário